sábado, 14 de maio de 2016

Problema de login do admin no Wordpress

Boa tarde,

Recentemente treinando mesmo esse negócio de instalar sites, instalei um Wordpress e depois de deslogar, quando voltei ao site para logar novamente eis que o WP não aceitou mais minha senha. Até ai tudo bem, poderia ter esquecido, recorrendo ao "Esqueceu sua senha" notei que o WP não enviou o email de reativação.

Fiquei, pensando que coisa hein??? Dai recorri ao Oráculo e descobri essa maneira de recuperar a senha do admin no Wordpress.

Então iremos usar um "script" PHP denominado Script para recuperação de senha, lembrando que ele não é um plugin, mas sim, um script PHP.

Copie e cole o conteúdo do script >>> Daqui | Dianakc/scripts

Agora abra um editor de textos qualquer (usei o kate) cole o conteúdo e salve como emergencia.php

Envie o arquivo para a Raiz do seu site, lembrando, para a raiz mesmo em nenhuma pasta de plugins ou scripts do WP, mas para a raiz mesmo, ou seja aqui em public_html
  1. Agora é só abrir o navegador digitar o endereçodoseusite.com.br/emergencia.php
  2. Informe o usuário (admin ou se você criou um personalizado durante a instalação); informe senha e clique em atualizar 
  3. Informará que enviou o email (provavelmente não enviará) mas se a mensagem de bem sucedido for apresentada é porque deu certo, é só logar, mas...
  4. Volte a raiz do seu site e faça o que também é informado na mensagem do script: Exclua o arquivo emergencia.php do seu servidor após usuá-lo. Não deixe o arquivo por lá, já que alguém pode usuá-lo para modificar sua senha.
Pronto é só logar no seu site

Espero que seja útil

Fontes:
  1. Codex Wordpress
  2. User:Dianakc/scripts
Até a próxima...

GIMP no KDE | Não fica em português?

Bom dia a todos!

É instalamos o GIMP no KDE e ele teima mesmo em não ser traduzido pelo pacote de idiomas do KDE, simples porque ele é em GTK e infelizmente isso ainda hoje ainda não foi corrigido e aqui passo uma dica que postei lá atrás do Fórum Linux Mint Brasil

Abra um terminal e:

sudo apt-get install language-pack-gnome-pt
Será instalada juntamente o pacote language-pack-gnome-pt-base se caso no terminal não aparecer esse pacote em instalação conjunta (o que é improvável), ainda no terminal:
sudo apt-get install language-pack-gnome-pt-base
Difícil o pacote não ser instalado junto ao primeiro comando, mas gente, é isso ai simples, mas que ainda nos arremete a ter que fazer isso ainda hoje no KDE.

Fonte: Dica postada por Creto em Linux Mint Brasil

Boas artes!

Até a próxima...

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Entendendo atualizações e possíveis erros no ubuntu

Como de se esperar cresceu o numero de usuários na plataforma Linux, com isso perguntas de rotina cresceram também. Já que a gama de possibilidades nas distribuições GNU/Linux são enormes e no ubuntu ainda mais devido seus PPAs (launchpad) as vezes o usuário precisa de um PPA mas esse não é compatível com a versão, não esta mais tendo suporte, etc.
Além do próprio repositório oficial as vezes estar congestionado, assim aparecendo erros, então vamos entender o básico aqui de como as atualizações funcionam e se possíveis erros aparecerem, tentar corrigi-los de forma prática.

No ubuntu tem o seu gerenciador de atualização em modo gráfico que aqui apresento o do Kubuntu:
Ele fará sim todo o trabalho duro buscando novas atualizações, que entre elas há correções em softwares e o próprio kernel Linux, porém ele nada mais é do que um frontend do terminal. Algumas vezes como eu disse mais acima os servidores podem estar congestionado assim tornando lenta ou mesmo inacessíveis, dessa forma aparecerão erros durante a atualização.

Para isso no mesmo gerenciador de atualizações, vamos clicar em "Mais..." e buscar em "Avançado > Configure Software Sources", ou simplesmente Canais de Software:
Onde você pode escolher entre "Servidor - Brasil/Servidor Principal".

Agora vou tentar mostrar exemplos de possíveis erros, onde um dos mais comuns vistos nos fóruns são estes:

W: Falhou ao buscar http://extras.ubuntu.com/ubuntu/dists/vivid/main/source/Sources  404  Not Found [IP: 91.189.92.152 80]

W: Falhou ao buscar http://extras.ubuntu.com/ubuntu/dists/vivid/main/binary-amd64/Packages  404  Not Found [IP: 91.189.92.152 80]

W: Falhou ao buscar http://extras.ubuntu.com/ubuntu/dists/vivid/main/binary-i386/Packages  404  Not Found [IP: 91.189.92.152 80]
Neste ai, que mostra o erro 404 é o mais fácil de analisar, já que ou é falta de conexão com a internet, ou o endereço esta incorreto, nos dando duas opções para tentar resolver, verificar a conexão, ou o endereço (link) apontado no erro.

Se não for a conexão com a internet o problema vamos a "sources.list" ver se há algo errado:

No Gnome:
Alt+F2

Digite na caixa que se abrir:
gksu gedit /etc/apt/sources.list

No KDE:
Alt+F2

 Digite na caixa que se abrir:
kdesudo kate /etc/apt/sources.list

Neste editor que se abrir você poderá remover, ou comentar "#" a linha que está dando problema, mas lembre-se sempre que alterar qualquer coisa na sources.list terá que recarregar o índice, com:
sudo apt update
Espere terminar e repare se volta a aparecer erros, se não, ok!

A outra causa recorrente na presença de erros na atualização é quando o usuário não verifica antecipadamente a procedência na inserção de repositórios de terceiros (PPA's) por exemplo: um ppa foi abandonado por seu mantenedor, um ppa que não é compatível com a versão usada:
W: Falhou ao buscar http://ppa.launchpad.net/nuvola-player-builders/stable/ubuntu/dists/vivid/main/binary-amd64/Packages  404  Not Found
Para os PPA's podemos abrir o gerenciador de arquivos, conforme usado pelo seu ambiente gráfico, por exemplo no KDE é o Dolphin, (no unity não sei qual é usado)*, thunar, nemo, nautilus, etc.

Para um exemplo no KDE vamos abrir assim:

Alt+F2
Na caixa que se abrir:
kdesudo dolphin /etc/apt/sources.list.d


Lá é só apagar o list do PPA problemático e novamente recarregar os índices de repositórios "apt update".

Então pessoal, basicamente esses são os problemas que mais aparecem em erros de atualização, podendo ter um ou outro por menor, mas sempre é olhando e analisando o erro e ir em um desses pontos para corrigi-los.

Até a próxima