terça-feira, 8 de novembro de 2016

Dica rápida para mudar a sources.list de uma versão para outra

Boa tarde aos leitores!

Introdução

Uma vez lá atrás, acho que em 2011 eu tive a curiosidade de usar uma versão antiga do Ubuntu, CD que tenho até hoje o do Feisty Fawn 7.04 só para ver como era, já que comecei a usar o GNU/Linux apenas no final de 2010, o ubuntu já estando na versão 10.10 Maverick Merkat. Curiosidade é uma coisa que me faz tentar, tentar e tentar até eu conseguir, ou me decepcionar, mas tento.
Eu já estava cadastrado no Fórum Ubuntu - PT e fiz a pergunta, quando um dos usuários daquele fórum me respondeu: "Sim, pode instalar, qual o problema nisto?" Logo dai pensei: _para ele é fácil dizer isso. Mas este usuário não apenas por esta resposta, mas por todo o conteúdo que ele escreveu naquele fórum nutriu em mim uma grande admiração pela inteligência e prestatividade.
Chega de história e como me foi dito: "mão a obra".

A dica:
Digamos que eu tenha o Ubuntu 14.04 instalado e queira passar para a versão mais recente lançada depois do 14.04, ou seja o 14.10 (que estará aqui apenas para exemplo, pois não tem mais suporte), eu teria que mudar a sources.list do 14.04, essa abaixo:
###### Ubuntu Main Repos
deb http://55.archive.ubuntu.com/ubuntu/ trusty main restricted universe multiverse

###### Ubuntu Update Repos
deb http://55.archive.ubuntu.com/ubuntu/ trusty-security main restricted universe multiverse
deb http://55.archive.ubuntu.com/ubuntu/ trusty-updates main restricted universe multiverse
deb http://55.archive.ubuntu.com/ubuntu/ trusty-proposed main restricted universe multiverse
deb http://55.archive.ubuntu.com/ubuntu/ trusty-backports main restricted universe multiverse
Eu teria ai duas opções:

- A primeira seria abrir como super usuário a sources.list com um editor de texto avançado (gedit, kate, mousepad, etc.) e alterar o codinome de um por na sources.list

- A segunda maneira é a que discutiremos aqui, que é mudar esses nomes com o comando "sed", para isso siga os passos abaixo:

sudo sed -i 's/trusty/utopic/g' /etc/apt/sources.list
Depois executar esse comando no terminal e ver se tudo ocorreu bem:
sudo apt-get update ; sudo apt-get dist-upgrade --purge ; sudo apt-get clean 
Mais volto a chamar a atenção que o Utopic é sem suporte e se por acaso você queira chegar por exemplo até a versão 16.04 teria que ir pulando as versões até chegar no Xenial

Fonte: Usuário Tota | Fórum Ubuntu - PT

Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário